O Projeto Paisagens Sustentáveis tem como objetivo promover a gestão integrada da paisagem, por meio da conservação, uso sustentável e recuperação dos ecossistemas. O projeto é dividido em 4 grandes componentes. Um desses componentes tem como foco o fortalecimento de políticas públicas, planos e ações voltados à proteção e recuperação da vegetação nativa, assim como a gestão das florestas e sua integração em paisagens sustentáveis.
Como contribui para a implementação do Código Florestal: apoio à etapa de análise do CAR, indicando ao produtor as condições do imóvel, seus passivos e ativos ambientais e apoio na etapa de regularização ambiental. A iniciativa também contribui com o monitoramento da recuperação da vegetação nativa, o fomento a políticas que promovam a cadeia produtiva do manejo/recuperação da vegetação nativa e o apoio à implementação da concessão florestal.
Duração: junho de 2020 até junho 2022. Porém há perspectiva de renovação.
Financiamento: Fundo Global do Meio Ambiente (GEF)
Metas de redução de desmatamento: promover práticas sustentáveis em 5,92 milhões de hectares, tanto em áreas protegidas como em propriedades rurais; promover a restauração florestal de 28 mil hectares; promover a concessão florestal em 1,4 milhão de hectares e; apoiar a adequação ambiental de pelo menos 27 mil propriedades rurais.
Desafios enfrentados: a necessidade de assistência técnica para a inscrição no CAR e elaboração e implementação do PRA é um grande desafio. Outros desafios: os produtores/proprietários moram em locais pouco acessíveis e com pouco acesso à internet; há uma grandes lacunas de conhecimento sobre a lei e o processo de regularização. Como solução aos desafios apresentados, a organização de mutirões para a inscrição no CAR foi uma forma de ampliar o alcance do projeto, chegando em mais produtores.
Produtos e mais informações: Para mais detalhes e informações, acesse o site: https://www.conservation.org/brasil/iniciativas-atuais/paisagens-sustentaveis-da-amazonia