Skip to content Skip to footer

Agroturismo impulsionando a restauração

Abrange: Santa Catarina

Iniciativa: Apremavi, Klabin

Paulo Zanetti e Bárbara Sicuro, proprietários do Vale Mandaçaia, iniciaram o trabalho há três anos. Em 2022 foram até a Apremavi, onde aprenderam sobre o tratamento do solo, manejo e ocorrência natural das espécies. Os diálogos e parceria ajudaram a aprimorar o desenvolvimento sustentável da área rural, que é cenário para o desenvolvimento de atividades de agroturismo. Os proprietários destacam a biodiversidade do ecossistema onde estão inseridos, e mostram que o respeito com a natureza também é valorizada pelos turistas: “Nos apaixonamos pelos campos, montanhas, rios, frutas e capins. Muito do que antes era desconhecido para nós, agora passa a ter um nome: bracatinga, cataia, cedro, louro-cravo, pinheiro-bravo e por aí vai. Percebemos também que essa curiosidade se mostra bastante presente em quem aqui visita”. O que já foi grama até a beira do rio se tornou Área de Preservação Permanente preservada. Algumas espécies estão crescendo rapidamente, como a bracatinga e a aroeira, enquanto outras normalmente se desenvolvem em ritmo mais lento. Mais 100 mudas foram plantadas apenas em 2022. A iniciativa imita uma simbiose – relação ecológica de benefício mútuo entre organismos que oportuniza a existência da biodiversidades de liquens nas rochas da Serra Catarinense – além de colocar em prática a necessária adequação à legislação ambiental, a restauração ecológica aumenta a vocação da propriedade para o turismo rural. Assim, cria-se um paisagismo harmônico com as exuberantes paisagens da região através do plantio de espécies nativas, possibilitando a criação de trilhas e áreas de contemplação e também viabilizando a coleta de frutos e outros recursos derivados da agrofloresta.

Como contribui para a implementação do Código Florestal

Adequação da propriedade através do plantio de mudas nativas, promovendo a restauração de Áreas de Preservação Permanente e implementando áreas adicionais de vegetação nativa.

Duração: A implantação da área de restauração e do sistema agroflorestal ocorreu em 202


Financiamento: Klabin por meio do Programa Matas Legais


Metas de redução de desmatamento: A iniciativa não possui metas de redução de desmatamento, mas contribui por incentivar a restauração e adequação ambiental.


Desafios enfrentados: Com o inverno rigoroso da Serra Catarinense, a restauração ocorre em ritmo mais lento, com o risco de perda de parte das mudas plantadas no período do inverno. Para esse desafio, é essencial que as espécies selecionadas para a restauração sejam compatíveis com a realidade climática e do solo.


Detalhes sobre podem ser acessados aqui.

Agroturismo impulsionando a restauração | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter