O programa Refloresta SP incentiva o aumento da cobertura de vegetação nativa no Estado de O programa incentiva o aumento da cobertura de vegetação nativa no Estado de São Paulo, através da restauração da vegetação nativa e do plantio de florestas em sistemas agroflorestais e silvipastoris, que combinam a conservação e a produção agropecuária no mesmo espaço.
Como o Refloresta SP contribui para a implementação do Código Florestal
A iniciativa amplia a escala de restauração no estado, contribuindo para a regularização ambiental dos imóveis que possuem demanda por restauração.
Duração: início em 2021 até 2050.
Financiamento: recursos estaduais.
Metas de redução de desmatamento: restaurar 1,5 Mha no estado de São Paulo até 2050, contemplando as áreas que têm obrigação legal de serem restauradas e outras áreas que não se encontram ocupadas por atividades econômicas, como é o caso de pastagens de baixa capacidade agrícola.
Desafios enfrentados: ganhar escala e alcançar a meta ambiciosa de 1,5Mha, uma vez que a cadeia da restauração é complexa e depende de muitos fatores.
Produtos e mais informações: mapa com indicação das áreas prioritárias para a restauração e das áreas restauradas ou em processo de restauração. Conheça mais detalhes da iniciativa acessando aqui