Skip to content Skip to footer

Programa Matas Legais

Abrange: Paraná, Santa Catarina

Iniciativa: Klabin e Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), também conta com ajuda de vários técnicos e especialistas.

O Programa matas Legais desenvolve ações de adequação e educação ambiental, e contribui para recuperação e proteção das APPs, distribuindo mudas para pequenos proprietários e cadastrando estas áreas para inserção no CAR e no PRA.  A iniciativa também presta assistência técnica, enfatizando os conceitos de agricultura orgânica, e auxiliando nas formas de comercialização dos produtos gerados nestas fazendas. O programa vem trabalhando com restauração de áreas já degradadas e revegetação natural, recuperando as áreas já desmatadas e trabalhando educação ambiental a nível de escola e com os proprietários.

Como contribui para a implementação do Código Florestal: a iniciativa contribui para a eliminação do desmatamento na cadeia de papel e celulose, formando um mosaico de florestas com dois gêneros, pinus e eucalipto, e a presença das florestas nativas que formam corredores mantenedores de biodiversidade, carbono, nascentes e cursos d’água. Trata-se de um modelo prático para ser adequado em qualquer uso da terra, mecanismo fácil e simples de ser replicado.


Duração: teve início em 2005 e continua até hoje. A cada novo período, há um replanejamento e ampliação do programa, que ocorre de acordo com a necessidade de expansão florestal da Klabin.


Financiamento: O financiamento é integralmente feito pela Klabin, o que cobre a parte técnica e o custo da produção das mudas. Ao longo dos anos tentou-se viabilizar outras fontes de financiamento.


Metas de redução de desmatamento: 1.200 propriedades  já foram atendidas, quase 400 hectares já foram restaurados com plantio de mudas, e 2.700 hectares com a revegetação por regeneração natural. São quase 1,5 milhões de mudas produzidas e plantadas em áreas de restauração.


Desafios enfrentados: o primeiro desafio foi estabelecer uma aproximação entre o setor produtivo e o terceiro setor ambiental. Outro desafio é a manutenção e a receptividade dos proprietários em fazer parte do programa. Ter o Código Florestal ajuda neste processo, porém exige que seja feita uma conscientização ambiental. 


Produtos e mais informações: As entregas da iniciativa são: a restauração em campo, um sistema de informações geográficas com propriedades cadastradas e com indicação do status de adequação ao Código Florestal e relatórios de monitoramento atualizados. Mais detalhes no site.

Programa Matas Legais | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter