Skip to content Skip to footer

Plataforma Selo Verde

Abrange: Pará

Iniciativa: é uma parceria que envolve a UFMG (Centro de Inteligência Territorial - CIT, Centro de Sensoriamento Remoto – CSR, Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais - LAGESA) e o Governo do Pará (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará - SEMAS/PA, Instituto de Terras do Pará - ITERPA, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará - ADEPARÁ).

A plataforma selo verde é um sistema que disponibiliza de forma transparente, as informações de rastreabilidade da cadeia da pecuária e contribui com o monitoramento e avaliação de políticas de desenvolvimento agropecuário sustentável e combate ao desmatamento ilegal. O sistema integra dados ambientais, de fiscalização, dados fundiários e agropecuários para gerar uma espécie de raio-x do imóvel rural. Ou seja, a plataforma divulga a situação ambiental das propriedades rurais. 


Como contribui para a implementação do Código Florestal: Através da plataforma do Selo Verde, é possível identificar, iregularidades e passivos, por exemplo (i) áreas a serem regularizadas (déficit de RL e/ou APP); ou (ii) plantação de soja/movimentação de bovinos e desmatamento potencialmente ilegal.


Duração: o Selo Verde Pará tem duração de 30 meses (início 07/01/2021 e fim 07/07/2023).


Financiamento: Climate and Land Use Alliance – CLUA.


Metas de redução de desmatamento: fomento ao desenvolvimento sustentável com a possibilidade de transparência e informação com relação às áreas que estão ou não em conformidade ambiental.


Desafios enfrentados: os principais desafios são a disponibilidade de dados públicos de qualidade e a integração de dados de diferentes fontes e formatos para gerar um banco de dados geoespacial consistente. Para isso, a iniciativa está trabalhando em conjunto com os profissionais de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais para viabilizar a identificação e integração dos dados na infraestrutura da plataforma.



Produtos e mais informações: sistema integrado com uma plataforma online que disponibiliza dados por imóveis rurais registrados no CAR no estado do Pará.

Plataforma Selo Verde | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter