Skip to content Skip to footer

Radiografia do CAR

Abrange: Amazonas, Minas Gerais

Iniciativa: A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Observatório do Código Florestal com apoio de parceiros (UFMG, Imaflora, IPAM, ICV etc.).

A Radiografia do CAR é um modelo espacialmente explícito desenvolvido pela UFMG para estimar o grau de conformidade com o Código Florestal de propriedades registradas no CAR, na Amazônia e no Cerrado.


Como contribui para a implementação do Código Florestal: a Radiografia do CAR fornece transparência no nível do imóvel rural e pode contribuir para o aumento da eficiência e priorização da validação do CAR, que atualmente é um grande problema para os estados, principalmente devido à falta de capacidade tecnológica.


Duração: 2021 – 2025.


Financiamento: Agência Norueguesa de cooperação para o desenvolvimento – NORAD.


Metas de redução de desmatamento: a transparência que a ferramenta proporciona, incentiva a implementação do código florestal, com dados que podem contribuir na regularização ambiental, pois  é possível identificar as irregularidades por imóveis. Dessa forma, trata-se de mais um instrumento de combate ao desmatamento na medida que gera informações a serem usadas na implementação da Lei.


Desafios enfrentados: os principais desafios são a disponibilidade de dados públicos de qualidade e a integração de dados de diferentes fontes e formatos para gerar um banco de dados geoespacial consistente. Para isso, a iniciativa está trabalhando em conjunto com os profissionais de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais para viabilizar a identificação e integração dos dados na infraestrutura da plataforma.


Produtos e mais informações: a Radiografia do CAR está disponível numa plataforma online e os resultados para Amazônia e Cerrado foram publicados no artigo “The rotten apples of Brazil’s agribusiness (RAJÃO et al., 2020)”.

Radiografia do CAR | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter