Skip to content Skip to footer
Escritórios Verdes
Novabov: Sustentabilidade da Cria ao bife
A iniciativa tem como objetivo propor soluções para fortalecer a regularização ambiental de produtores na cadeia da pecuária no Acre, com foco, principalmente, no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Programa de Regularização Ambiental (PRA). Como contribui para a implementação do Código Florestal: Propondo soluções para aumentar a produção bovina sem prejuízo do meio…
Escritórios Verdes
Restauração Florestal em Tomé-Açu
A iniciativa promove a restauração florestal de áreas alteradas com a introdução de sistemas agroflorestais e de estratégias de regeneração natural, visando a adequação ambiental e geração de renda para a agricultura familiar. Como contribui para a implementação do Código Florestal: contribui para a conservação e restauração da vegetação nativa, assim como para a…
Projeto PRAVALER
CONSERV
É um programa de compensação financeira para produtores rurais com excedente de vegetação nativa em suas propriedades. Trata-se de um mecanismo privado e de adesão voluntária, que compensa proprietários rurais por manterem a vegetação nativa que, potencialmente, poderia ser suprimida de forma legal. Como contribui para a implementação do Código Florestal: O CONSERV faz…
Escritórios Verdes
Atualmente são treze escritórios verdes que têm como objetivo auxiliar os pecuaristas do bioma Amazônia, especialmente aqueles que são fornecedores dos seus fornecedores de gado, a atender às suas exigências socioambientais até o final de 2025.  A iniciativa é uma extensão da Plataforma Pecuária Transparente e oferece suporte gratuito para pecuaristas que possuem restrições ambientais,…
Projeto PRAVALER
Projeto PRAVALER
O projeto Pravaler fornece ao produtor as informações necessárias para o cumprimento e adequação da legislação ambiental, quando necessário. Oferece modelos de recuperação ambiental e produtiva, como coleta e armazenamento de sementes, germinação e emergência no solo e formas de plantios de semeadura direta mecanizada. O intuito é unir a oferta de conhecimento e a…
Estratégia de restauração florestal
Estratégia de restauração florestal
A iniciativa Estratégia de restauração florestal trabalha em três principais frentes: (i) atrair o produtor rural para que ele seja aliado na restauração, principalmente a partir do reforço para o cumprimento da legislação ambiental, em especial o Código Florestal, e de incentivos financeiros, em especial o Pagamento por Serviços Ecossistêmicos (PSA);  (ii) trazer recursos para…
Plataforma Selo Verde
Plataforma Selo Verde
A plataforma selo verde é um sistema que disponibiliza de forma transparente, as informações de rastreabilidade da cadeia da pecuária e contribui com o monitoramento e avaliação de políticas de desenvolvimento agropecuário sustentável e combate ao desmatamento ilegal. O sistema integra dados ambientais, de fiscalização, dados fundiários e agropecuários para gerar uma espécie de raio-x…
Projeto Paisagens Sustentáveis
Projeto Paisagens Sustentáveis
O Projeto Paisagens Sustentáveis tem como objetivo promover a gestão integrada da paisagem, por meio da conservação, uso sustentável e recuperação dos ecossistemas. O projeto é dividido em 4 grandes componentes. Um desses componentes tem como foco o fortalecimento de políticas públicas, planos e ações voltados à proteção e recuperação da vegetação nativa, assim como…
Programa Matas Legais
Programa Matas Legais
O Programa matas Legais desenvolve ações de adequação e educação ambiental, e contribui para recuperação e proteção das APPs, distribuindo mudas para pequenos proprietários e cadastrando estas áreas para inserção no CAR e no PRA.  A iniciativa também presta assistência técnica, enfatizando os conceitos de agricultura orgânica, e auxiliando nas formas de comercialização dos produtos…
Preservando o Futuro – Programa de PSA em Piracicaba
A iniciativa atua com a preservação das áreas rurais com potencial de produção de água, a partir de quatro bacias com prioridade hídrica do município de Piracicaba. O projeto fomenta os produtores a manterem os excedentes de vegetação nativa dos seus imóveis, através de incentivo financeiro e também auxiliam na restauração das APPs. Como contribui…

© 2022 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter