Skip to content Skip to footer

Módulo do PRA na plataforma Siriema

Abrange: Mato Grosso do Sul

Iniciativa: WWF Brasil, Imasul MS e Fundec.

O Siriema é o sistema  de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente do IMASUL, órgão ambiental do estado do Mato Grosso do Sul. Esse sistema tem como objetivo facilitar e agilizar o atendimento à sociedade, além de subsidiar o órgão com informações e ferramentas que permitam aprimorar a gestão ambiental no estado. O sistema tem funcionalidades variadas, dentre elas o cadastro no CAR, que é feito por técnicos do Imasul-MS. Atualmente, está sendo desenvolvido um módulo para o Programa de Regularização Ambiental (PRA), com o intuito de orientar proprietários e posseiros rurais para promover a regularização ambiental e adequação ao Código Florestal.

Plataforma Siriema. Como contribui para a implementação do Código Florestal

O Imasul já possui o seu PRA regulamentado, ou seja, já existe segurança jurídica e institucional para implementar o novo módulo do sistema e, a partir deste, engajar os proprietários rurais a dar início às ações para regularização ambiental. A contribuição da plataforma, portanto, é dar suporte à etapa de regularização ambiental.

Duração: início em julho de 2021.


Financiamento: Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).


Metas de redução de desmatamento: não possui.


Desafios enfrentados: esta iniciativa é executada a partir de um arranjo multi-institucional, o que torna o processo mais complexo e desafiador. A articulação e o diálogo constante entre as diferentes organizações que estão envolvidas nesta iniciativa são essenciais para a implementação da ferramenta.


Produtos e mais informações: módulo do PRA no Sistema Siriema. Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser acessados aqui

Módulo do PRA na plataforma Siriema | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter