Skip to content Skip to footer

Projeto PRAVALER

Abrange: Amazonas

Iniciativa: Embrapa, SENAR, CNA, Serviço Florestal Brasileiro.

O projeto Pravaler fornece ao produtor as informações necessárias para o cumprimento e adequação da legislação ambiental, quando necessário. Oferece modelos de recuperação ambiental e produtiva, como coleta e armazenamento de sementes, germinação e emergência no solo e formas de plantios de semeadura direta mecanizada. O intuito é unir a oferta de conhecimento e a demanda do produtor para acessar esse conhecimento, visando a viabilidade ambiental, econômica e de serviços ecossistêmicos.

Como contribui para a implementação do Código Florestal: o projeto contribui com a etapa de adequação dos passivos ambientais e implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), fornecendo informações técnicas aos proprietários para o cumprimento do Código Florestal, associado a um possível retorno econômico, impulsionando a regularização ambiental e produtiva das propriedades.  

O projeto tem como objetivo promover a integração do módulo de regularização ambiental (MRA) do SiCAR ao sistema de informação interativo desenvolvido pela Embrapa, o Webambiente, como solução tecnológica para elaboração dos projetos de regularização ambiental de imóveis rurais. Essa integração permite ao usuário receber sugestões para o passivo ambiental, como métodos de recomposição, espécies nativas mais adequadas, formulário simplificado para a elaboração de um projeto de recomposição, indicadores e formas de monitoramento do sucesso do plantio.


Duração: o programa foi lançado em 2021.


Financiamento: Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)


Metas de redução de desmatamento: contribui na redução do desmatamento, na medida que viabiliza a regularização dos passivos ambientais nos imóveis rurais, propondo caminhos para superação das dificuldades na implementação dos Programas de Regularização Ambiental – PRAs.


Desafios enfrentados: engajamento dos proprietários nos processos de recuperação ambiental e produtiva.


Produtos e mais informações: Mais informações no site: https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/projeto-pravaler.

Projeto PRAVALER | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter