Skip to content Skip to footer

Programa Boi na Linha

Abrange: Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Amapá, Pará

Iniciativa: A iniciativa é coordenada pelo Imaflora e conta com os parceiros: Ministério Público Federal, Amigos da Terra, Instituto Centro de Vida (ICV), World Wide Fund (WWF), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Pão de Açúcar, Carrefour, Assaí, FRIGOL, MARS, Minerva Foods, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Marfrig, Durli, JBS, ForteFrigo, Masterboi, NicePlanet, Agrotools.

Uniformização de métodos e critérios de monitoramento dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) do Ministério Público Federal, relacionados à indústria da carne. Desenvolvem protocolos de monitoramento dos compromissos firmados (regras e fontes de dados) e de Auditoria dos TACs, além de capacitar os auditores através de workshops anuais. A iniciativa busca acelerar a implementação e fortalecer os compromissos assumidos pela cadeia bovina na Amazônia e incentivar uma cadeia livre de irregularidades socioambientais.  

Como contribui para a implementação do Código Florestal

As regras de monitoramento previstas no Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia estão de acordo com o preconizado pelo Código Florestal, pois não á admitido desmatamento sem autorização após 22/07/2008 para fornecimento de gado aos frigoríficos.   

Em casos de desmatamento ilegal, os produtores devem aderir aos programas de regularização ambiental estaduais e apresentar relatório técnico anual de monitoramento da implementação de projeto de recuperação da área degradada ou alterada que possam voltar a fornecer aos frigoríficos. 

Duração:  Sem prazo específico para término. 


Resultados alcançados: 119 frigoríficos com TAC assinado na Amazônia.  


Financiamento: International Conservation Services (ICS), Gordon and Betty Moore Foundation, Comissão Européia, National Weather Service (NWS), Partnership for Forest, AL-INVEST Verde. 


Metas de redução de desmatamento: A meta seguida pela iniciativa é de desmatamento ilegal zero. O programa dá transparência aos compromissos assumidos pelas empresas frigoríficas e seus resultados de auditoria. O monitoramento das metas se dá pela síntese do engajamento dos frigoríficos e dos resultados de auditoria por planta frigorífica, por estado e na Amazônia Legal. 


Desafios enfrentados:

  • Dificuldade de monitorar fornecedores indiretos da cadeia produtiva (rastreabilidade do gado, do nascimento ao abate);  
  • Engajar novos frigoríficos a aderirem ao TAC;  
  • Transparência de dados de GTA e dos proprietários dos CAR de fazendas fornecedoras, diretas e indiretas;  
  • Morosidade da regularização ambiental. 

Oportunidades para implementação da iniciativa:

  • Abertura de mercados e maior credibilidade aos frigoríficos;  
  • Implementação de mecanismos de reinserção comercial de produtores;  
  • Implementação de incentivos para não desmatar; 
  • Rastreabilidade da cadeia produtiva.

Produtos e mais informações:

Todos os produtos gerados pelo Programa estão disponíveis no Site do Boi na Linha.  

Programa Boi na Linha | Coleção Web

Newsletter

Observatório Florestal © 2025. Direitos Reservados.

© 2025 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter