Skip to content Skip to footer

Escritórios Verdes

Abrange: Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás

Iniciativa: programa da Friboi que conta com mais de 40 parceiros.

Atualmente são treze escritórios verdes que têm como objetivo auxiliar os pecuaristas do bioma Amazônia, especialmente aqueles que são fornecedores dos seus fornecedores de gado, a atender às suas exigências socioambientais até o final de 2025.  A iniciativa é uma extensão da Plataforma Pecuária Transparente e oferece suporte gratuito para pecuaristas que possuem restrições ambientais, visando a regularização ambiental de suas propriedades. 

Além de fornecer apoio aos produtores nas etapas de validação do CAR e adesão ao PRA, a iniciativa também adota uma política de compra responsável, com obrigatoriedade de inscrição no CAR e definição de critérios socioambientais que devem ser cumpridos pelos seus fornecedores. O programa também prevê a reinserção de produtores bloqueados devido a passivos ambientais, por meio de suporte técnico para a regularização ambiental.

Como contribui para a implementação do Código Florestal: Contribui com o avanço na etapa de inscrição e validação do CAR, uma vez que exige o cadastro dos seus fornecedores e fornece assistência técnica para tal. Além disso, também promove o engajamento dos produtores para adequação dos seus imóveis e atua na articulação com os órgãos a fim de avançar no cumprimento da lei.


Duração: teve início em março de 2021 e não tem um prazo para finalização. 


Financiamento: JBS.


Metas de redução de desmatamento: contribui para eliminar o desmatamento nas cadeias de proteína animal e carne bovina, visando a regularização ambiental dos produtores.


Desafios enfrentados: Dificuldade de engajamento dos produtores rurais para regularização ambiental, o que é uma exigência para tornarem-se fornecedores da empresa e dificuldade de aproximação junto aos órgãos ambientais para apoio nos processos de adequação ambiental.


Produtos e mais informações: Possui uma plataforma web chamada “Pecuária Transparente”, onde são identificados possíveis produtores que contém passivos ambientais para encaminhamento aos escritórios verdes. Mais informações no site.

Escritórios Verdes | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter