Skip to content Skip to footer

Programa Regulariza Pará

Abrange: Pará

Iniciativa: A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS Pará, e conta com as parcerias: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), Instituto de Terras do Estado do Pará (ITERPA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPará), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Cooperação Internacional, Floresta Mais, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

O objetivo do Programa Regulariza Pará é avançar na regularização ambiental através do CAR. São realizados mutirões, nos municípios, de análise e validação do CAR. Técnicos da secretaria visitam os municípios e se reúnem com agricultores e sindicatos mapeando as pendências das propriedades, e orientando os proprietários acerca das possíveis pendências para regularização do CAR. Contam com parceiros para a resolução de pendências, como, por exemplo, a EMATER. Diversas estratégias e ferramentas que foram implementadas para o avanço dos cadastros como o CAR 2.0, habilitação dos municípios para análise do CAR, mutirões de regulamentação, são coordenadas pelo Regulariza Pará. Está associado ao Plano Amazônia Agora. 

Como contribui para a implementação do Código Florestal

Contribui diretamente através da análise e validação do CAR dos imóveis rurais e recuperação de áreas degradadas. 

Duração:  Sem prazo específico para término.    


Resultados alcançados: Informações no relatório e boletins informativos disponíveis no site.


Financiamento: Recursos próprios do Estado do Pará, recursos do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) e Banco de Desenvolvimento Alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).  


Metas de redução de desmatamento: A iniciativa segue as metas de redução de desmatamento do Plano Amazônia Agora. 


Desafios enfrentados:

  • Acessar os agricultores para retificar as pendências; 
  • Corpo técnico é insuficiente para atender todo Estado; 
  • Regularização fundiária; 
  • Muitas áreas para recuperação; 
  • Adesão ao PRA; 
  • Desmatamento. 

Oportunidades para implementação da iniciativa:

  • O avanço no processo de sensibilização dos proprietários e a compreensão dos benefícios que podem ser acessados a partir da regularização do CAR. 

Produtos e mais informações:

Relatórios, Boletins e Manual de Procedimento para Análise e Validação do CAR pelos Municípios.

Os produtos estão disponíveis no site da SEMAS:

https://www.semas.pa.gov.br/analisecar/dados_publico/Boletim%20informativo%20-%202%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20PRA.pdf

https://www.semas.pa.gov.br/analisecar/dados_publico/Boletim%20informativo%20-%201%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20CAR%20PCT.pdf

https://www.semas.pa.gov.br/analisecar/dados_publico/REGULARIZA%20PAR%C3%81%20-%202023.pdf https://www.semas.pa.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Manual-de-Procedimentos-Habilita%C3%A7%C3%A3o-de-Munic%C3%ADpios-CAR.pdf 

Programa Regulariza Pará | Coleção Web

Newsletter

Observatório Florestal © 2025. Direitos Reservados.

© 2025 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter