Iniciativa criada a partir do contexto do desmatamento do Cerrado devido à expansão da soja. O Manifesto do Cerrado constatou que não há necessidade de abertura de novas áreas para expansão da agropecuária e, a partir deste manifesto, o Príncipe Charlie fez convocação para que empresas europeias, que indiretamente consomem soja brasileira, buscassem soluções para a questão do desmatamento devido ao cultivo de soja. Essas empresas então passaram a financiar um sistema que disponibiliza empréstimo a produtores a taxas de juros mais atrativas em troca de não desmatar.
O RCF busca criar um meio financeiramente sustentável, a partir de diversas abordagens e mecanismos financeiros, para fornecer incentivos aos agricultores e ajudar a satisfazer a crescente procura internacional por cadeias de abastecimento com desmatamento zero.
Como contribui para a implementação do Código Florestal
Promoção indireta de incentivos para manutenção da floresta.
Duração: O RCF tem vocação para ser um programa permanente. O modo de implementação é faseado em ciclos de 4 anos.
Resultados alcançados: Fundo começou em 2022 com 11 milhões de dólares captados de 3 supermercados ingleses. Em 2023, com a entrada de novos investidores, o fundo atingiu 47 milhões de dólares. No 1º ano 32 fazendas foram financiadas, no 2º ano, 122 fazendas. Já alcançaram a produção de 200 mil toneladas de soja sem desmatamento e a conservação de 43 mil hectares de Cerrado, sendo 11 mil hectares de excedente de Reserva Legal. Todo este alcance representa 19 milhões de toneladas de gás carbônico estocado.
Financiamento: Investidores, Santander, Rabobank, Fundo Holandês e Supermercados Ingleses.
Metas de redução de desmatamento: Utilizam como critério um excedente de 5% acima da exigência para Reserva Legal. Como meta do programa, pretendem alcançar 1 bilhão de dólares em administração nos próximos 5 anos.
Desafios enfrentados:
- Financiamento e canalização de recursos do exterior;
- Comprometimento do produtor em não desmatar o que é permitido por lei, principalmente em áreas de pressão e de fronteira.
Oportunidades para implementação da iniciativa:
- Conjugar a preservação ambiental com a produção agrícola, considerando que o Brasil é potência agroambiental.
Produtos e mais informações:
Relatórios de conclusão de ciclo produtivo. Esta e outras informações estão disponíveis no site da BVRio.