Skip to content Skip to footer

O Atlas – A geografia da agropecuária brasileira

Abrange: Todo o Brasil

Iniciativa: Imaflora e Geolab/Esalq.

O Atlas é uma plataforma online que divulga e dissemina informações sobre o setor agropecuário e pretende facilitar o entendimento sobre a produção deste setor no Brasil. A plataforma reúne informações sobre uso da terra, aptidão agrícola, produção, distribuição, além de outros dados ambientais e sociais relevantes para o desenvolvimento rural e a conservação dos recursos naturais, como o desmatamento e o cumprimento do Código Florestal. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação, fomentar estudos e fornecer subsídios para apoio à tomada de decisão e à formulação de políticas públicas e privadas para o setor.

O Atlas: Como contribui para a implementação do Código Florestal?

Fornecendo informações que subsidiam o processo de adequação e regularização ambiental dos imóveis rurais.

Duração: o projeto teve início em 1989 e segue ativo até hoje, com atualizações anuais.


Financiamento: no passado a iniciativa foi financiada pelo banco Bradesco mas, atualmente, é financiada por recursos do Imaflora e de outras ONGs parceiras.


Metas de redução de desmatamento: a iniciativa segue as diretrizes de desmatamento zero.


Desafios enfrentados: fazer com que os dados gerados sejam incorporados aos PRAs estaduais ou mesmo utilizados para a tomada de decisão. Para tentar contornar este problema, há uma ampla divulgação dos dados produzidos e é feito um diálogo com os órgãos governamentais, em especial com as secretarias de estado para que estas incorporem os dados produzidos no âmbito do Atlas aos PRAs.


Produtos e mais informações: a iniciativa gera diversos produtos como mapas, relatórios, artigos científicos, bases de dados, materiais de divulgação e comunicação, entre outros. Mais detalhes e materiais sobre a iniciativa podem ser acessados aqui.

O Atlas - A geografia da agropecuária brasileira | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter