Atualmente são treze escritórios verdes que têm como objetivo auxiliar os pecuaristas do bioma Amazônia, especialmente aqueles que são fornecedores dos seus fornecedores de gado, a atender às suas exigências socioambientais até o final de 2025. A iniciativa é uma extensão da Plataforma Pecuária Transparente e oferece suporte gratuito para pecuaristas que possuem restrições ambientais, visando a regularização ambiental de suas propriedades.
Além de fornecer apoio aos produtores nas etapas de validação do CAR e adesão ao PRA, a iniciativa também adota uma política de compra responsável, com obrigatoriedade de inscrição no CAR e definição de critérios socioambientais que devem ser cumpridos pelos seus fornecedores. O programa também prevê a reinserção de produtores bloqueados devido a passivos ambientais, por meio de suporte técnico para a regularização ambiental.
Como contribui para a implementação do Código Florestal: Contribui com o avanço na etapa de inscrição e validação do CAR, uma vez que exige o cadastro dos seus fornecedores e fornece assistência técnica para tal. Além disso, também promove o engajamento dos produtores para adequação dos seus imóveis e atua na articulação com os órgãos a fim de avançar no cumprimento da lei.
Duração: teve início em março de 2021 e não tem um prazo para finalização.
Financiamento: JBS.
Metas de redução de desmatamento: contribui para eliminar o desmatamento nas cadeias de proteína animal e carne bovina, visando a regularização ambiental dos produtores.
Desafios enfrentados: Dificuldade de engajamento dos produtores rurais para regularização ambiental, o que é uma exigência para tornarem-se fornecedores da empresa e dificuldade de aproximação junto aos órgãos ambientais para apoio nos processos de adequação ambiental.
Produtos e mais informações: Possui uma plataforma web chamada “Pecuária Transparente”, onde são identificados possíveis produtores que contém passivos ambientais para encaminhamento aos escritórios verdes. Mais informações no site.