Em cada país, há uma rede local que realiza o mapeamento. Provê instrumentos técnicos e científicos para que o usuário possa utilizar e para que, por sua vez, possa prover os impactos em sua área de atuação.
Como contribui para a implementação do Código Florestal
Propósito do MapBiomas Brasil:
Revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.
Duração: O MapBiomas surgiu em 2015 e desde então vem expandindo sua atuação para outros países, e também suas ferramentas e produtos. A rede MapBiomas não tem prazo para finalização porque não é um projeto com início, meio e fim, mas sim uma rede multissetorial trabalhando de forma colaborativa para produção de mapas e dados atualizados, disponibilizados de forma pública e gratuita sobre as transformações do uso da terra.
Resultados alcançados:
- MapBiomas está presente em 14 países e disponibiliza plataforma com dados de cobertura e uso da terra, com acesso público e gratuito. No Brasil, dados são disponibilizados em duas plataformas:
- MapBiomas Brasil Cobertura e Uso da Terra: disponibiliza mapas anuais de 1985 a 2023 (Coleção 9) a partir de imagens Landsat, contendo 29 classes e diversos módulos temáticos;
- MapBiomas Alerta: disponibiliza dados de desmatamento/perda de vegetação nativa, provenientes de diversos sistemas detectores (incluindo INPE-Prodes/Deter, SAD e outros) e que são validados e refinados a partir de imagens Planet de alta resolução desde 2019.
Financiamento: Filantropia e Doações. Financiadores do projeto ao longo dos anos incluem Children’s Investment Fund Foundation (CIFF), Climate and Land Use Alliance (CLUA), Fundo Amazônia, Global Wildlife Conservation (GWC), Good Energies Foundation (GEF), Gordon & Betty, Moore Foundation, Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI), Instituto Arapyaú, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto Humanize, Montpelier Foundation, Mulago Foundation, OAK Foundation, Quadrature Climate Foundation (QCF), Walmart Foundation (USA), Sequoia Climate Foundation e Skoll Foundation – saiba mais em https://brasil.mapbiomas.org/ . Carrefour, Marfrig e JBS apoiam o MapBiomas como usuários apoiadores.
Metas de redução de desmatamento: Os dados, plataformas e demais produtos disponibilizados pelo MapBiomas provêem base técnico-científica para que instituições dos diversos setores (órgãos públicos, empresas privadas, academia, organizações da sociedade civil e demais organismos) possam atuar em suas áreas de competência. O MapBiomas não atua no controle e combate ao desmatamento, essas ações são realizadas pelos respectivos órgãos competentes. Disponibiliza dados de cobertura e uso da terra, incluindo perda de vegetação nativa, que podem ser usados, por toda e qualquer instituição, inclusive de monitoramento ambiental/territorial considerando diversos temas, tais como: cobertura e uso da terra, perda de vegetação nativa, vegetação secundária, irrigação, condição de vigor da pastagem, cicatrizes de fogo, mineração, superfície de água, solo, degradação e recifes de coral monitorar as mudanças que ocorrem em cada tema.
Desafios enfrentados:
- Tornar a navegação nos dados mais intuitiva e direta. Mapeamento de temas como ILPF.
Oportunidades para implementação da iniciativa:
- MapBiomas busca oportunidades para mapear territórios de forma colaborativa, em rede, e com conhecimento local, sem vieses políticos ou econômicos, de forma a disponibilizar dados atualizados, de forma pública e gratuita para que sejam utilizados por especialistas e tomadores de decisão, visando à conservação e ao manejo sustentável dos recursos naturais e combate aos impactos à mudança do clima.
Produtos e mais informações:
- Mapas, estatísticas, plataformas, relatórios, notas técnicas, artigos científicos, infográficos, além de diversos materiais de comunicação, todos disponíveis no site.
- Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil entre 1985 a 2022
- Site
Alerta MapBiomas
Canal do YouTube
Instagram e Facebook do MapBiomas: @mapbiomasbrasil