Skip to content Skip to footer

Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra no Brasil

Abrange: Todo o Brasil

Iniciativa: A iniciativa é coordenada pelo MapBiomas, que é uma rede de instituições composta por organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa, Universidades e startups de tecnologia, cujos integrantes no Brasil são: Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Associação Plantas do Nordeste (APNE), GeoDatin, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Fundação SOS Mata Atlântica, ArcPlan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), GeoKarten, Instituto SOS Pantanal, Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG), Remap, Instituto Tecnológico Vale, Solved, Universidade de São Paulo (Quapá-FAU/USP; NEPA e YBY), Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de São Carlos (NEEPC) - saiba mais em: https://brasil.mapbiomas.org/quem-somos/ . Parceiros envolvidos: Google, EcoStage, Ecode, Instituto Arapyaú, Fundação AVINA, WRI Brasil, Instituto de Apoio ao MapBiomas (IAMap), Brasil I.O, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), The Nature Conservancy (TNC) e WWF Brasil.

Em cada país, há uma rede local que realiza o mapeamento. Provê instrumentos técnicos e científicos para que o usuário possa utilizar e para que, por sua vez, possa prover os impactos em sua área de atuação. 

 

Como contribui para a implementação do Código Florestal

Propósito do MapBiomas Brasil:   

Revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas. 

Duração: O MapBiomas surgiu em 2015 e desde então vem expandindo sua atuação para outros países, e também suas ferramentas e produtos. A rede MapBiomas não tem prazo para finalização porque não é um projeto com início, meio e fim, mas sim uma rede multissetorial trabalhando de forma colaborativa para produção de mapas e dados atualizados, disponibilizados de forma pública e gratuita sobre as transformações do uso da terra.    


Resultados alcançados:

  • MapBiomas está presente em 14 países e disponibiliza plataforma com dados de cobertura e uso da terra, com acesso público e gratuito. No Brasil, dados são disponibilizados em duas plataformas: 
  • MapBiomas Alerta: disponibiliza dados de desmatamento/perda de vegetação nativa, provenientes de diversos sistemas detectores (incluindo INPE-Prodes/Deter, SAD e outros) e que são validados e refinados a partir de imagens Planet de alta resolução desde 2019. 

Financiamento: Filantropia e Doações. Financiadores do projeto ao longo dos anos incluem Children’s Investment Fund Foundation (CIFF), Climate and Land Use Alliance (CLUA), Fundo Amazônia, Global Wildlife Conservation (GWC), Good Energies Foundation (GEF), Gordon & Betty, Moore Foundation, Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI), Instituto Arapyaú, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto Humanize, Montpelier Foundation, Mulago Foundation, OAK Foundation, Quadrature Climate Foundation (QCF), Walmart Foundation (USA), Sequoia Climate Foundation e Skoll Foundation – saiba mais em https://brasil.mapbiomas.org/ . Carrefour, Marfrig e JBS apoiam o MapBiomas como usuários apoiadores.  


Metas de redução de desmatamento: Os dados, plataformas e demais produtos disponibilizados pelo MapBiomas provêem base técnico-científica para que instituições dos diversos setores (órgãos públicos, empresas privadas, academia, organizações da sociedade civil e demais organismos) possam atuar em suas áreas de competência. O MapBiomas não atua no controle e combate ao desmatamento, essas ações são realizadas pelos respectivos órgãos competentes. Disponibiliza dados de cobertura e uso da terra, incluindo perda de vegetação nativa, que podem ser usados, por toda e qualquer instituição, inclusive de monitoramento ambiental/territorial considerando diversos temas, tais como:  cobertura e uso da terra, perda de vegetação nativa, vegetação secundária, irrigação, condição de vigor da pastagem, cicatrizes de fogo, mineração, superfície de água, solo, degradação e recifes de coral monitorar as mudanças que ocorrem em cada tema. 


Desafios enfrentados:

  • Tornar a navegação nos dados mais intuitiva e direta. Mapeamento de temas como ILPF. 

Oportunidades para implementação da iniciativa:

  • MapBiomas busca oportunidades para mapear territórios de forma colaborativa, em rede, e com conhecimento local, sem vieses políticos ou econômicos, de forma a disponibilizar dados atualizados, de forma pública e gratuita para que sejam utilizados por especialistas e tomadores de decisão, visando à conservação e ao manejo sustentável dos recursos naturais e combate aos impactos à mudança do clima.  

Produtos e mais informações:

 

Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra no Brasil | Coleção Web

Newsletter

Observatório Florestal © 2025. Direitos Reservados.

© 2025 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter