O Termômetro é uma ferramenta que analisa dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para fornecer um diagnóstico sobre a implementação do Código Florestal no Brasil. A plataforma de monitoramento oferece um panorama único da implementação da lei, incluindo informações sobre o CAR e outras etapas do processo, e tem sido utilizada para dialogar com o governo e apoiar os estados na compreensão dos desafios ambientais a serem enfrentados. Os desafios enfrentados pelo Observatório do Código Florestal, como a coleta de dados e a falta de transparência em alguns estados, ressaltam a importância da iniciativa para agregar conhecimento e contribuir para o avanço das políticas públicas.
Os dados gerados estimam a quantidade de reserva legal preservada e o quanto precisa ser recuperado, possibilitando que os tomadores de decisão indiquem áreas prioritárias de recuperação.
Como contribui para a implementação do Código Florestal
A ferramenta fornece um diagnóstico da situação de implementação do código em cada território.
Duração: O planejamento é de que a iniciativa seja ampliada. Atualmente, é possível apenas visualizar os dados do CAR, mas a expectativa é que sejam criados outros módulos dentro da plataforsma que permitam entender os dados da análise de cada território, dados reais de comprometimentos dos produtores com recuperação das áreas (adesão aos PRAs, desenvolvimentos dos projetos e assinatura de termo de compromisso). Essas informações são mais difíceis de serem obtidas, uma vez que precisam ser fornecidas pelos Estados.
Resultados alcançados:
Resultados quantitativos da inciativa estão disponíveis na plataforma. Além destes, outros resultados importantes são: a transparência dada aos dados, o diálogo aberto com governo federal sobre o panorama atualizado da implementação do Código Florestal; participação em audiência pública no senado federal e; o uso junto aos estados para indicar os desafios relacionados às áreas de passivo.
Financiamento: The Norwegian Agency for Development Cooperation (NORAD).
Metas de redução de desmatamento: Não possui meta diretamente, mas os números apresentados na plataforma abrem um diálogo para discutir como a implementação do Código Florestal apoia a redução do desmatamento em todo território nacinal apoiando a implementação de políticas de conservação ou recuperação ambiental.
Desafios enfrentados:
- Acesso demorado aos dados e tempo para desenvolvimento e enquadramento da metodologia;
- Manutenção do grupo de trabalho;
- Falta de transparência de alguns Estados com relação aos dados das demais etapas de implementação Código, como adesão ao PRA, análise e validação do CAR.
Oportunidades para implementação da iniciativa:
- Acúmulo de conhecimento e panorama do país no âmbito do Código Florestal;
- Identificação dos principais gargalos de cada Estado;
- Orientação para captação de recursos e capacitação técnica.
Produtos e mais informações:
- O próprio Termômetro é um produto gerado pela iniciativa
- Clique aqui para acessar.