Skip to content Skip to footer

Preservando o Futuro – Programa de PSA em Piracicaba

Abrange: São Paulo

Iniciativa: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (SEMA), Secretaria de Água e Esgoto (SEMAE) e Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba IPPLAP.

A iniciativa atua com a preservação das áreas rurais com potencial de produção de água, a partir de quatro bacias com prioridade hídrica do município de Piracicaba. O projeto fomenta os produtores a manterem os excedentes de vegetação nativa dos seus imóveis, através de incentivo financeiro e também auxiliam na restauração das APPs.

Como contribui para a implementação do Código Florestal: contribuindo com a preservação dos excedentes de vegetação nativa e com a restauração de passivos para adequação ambiental de imóveis rurais.


Duração: o projeto teve início em 2014 com a Lei municipal nº 8.013/14 , sendo que as ações começaram de fato em 2017 e não possuem data para terminar.


Financiamento: CAIXA e prefeitura de Piracicaba, São Paulo.


Metas de redução de desmatamento: 115 ha de APP mantidas e /ou sendo restauradas.


Desafios enfrentados: entre os maiores desafios estão a equipe pequena, a morosidade de contratação de novos funcionários no processo público, a interlocução direta com os produtores e a existência de loteamentos clandestinos em Piracicaba.


Produtos e mais informações: para mais informações, acessar o site

Preservando o Futuro - Programa de PSA em Piracicaba | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter