Skip to content Skip to footer

Planaflor – Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável

Abrange: Todo o Brasil

Iniciativa: FBDS em parceria com BVRio, FGV e CSF

É um plano nacional de desenvolvimento rural sustentável que promove os ativos ambientais, econômicos e sociais a partir da efetiva implementação do Código Florestal. Tem como objetivo transformar o setor rural por meio da implantação da Lei. A iniciativa conta com envolvimento do setor privado, financeiro, terceiro setor e governo e busca articular todos esses atores, para que o Plano seja um instrumento efetivo, apoiado e implementado pelo governo federal e estaduais.

Como contribui para a implementação do Código Florestal: Estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento econômico, integrado à implementação do Código Florestal, o que gera maior interesse dos proprietários em se adequar à lei. Um dos pilares para a construção do plano é a articulação política, a fim de viabilizar a sua implementação. A iniciativa também contribui para eliminar o desmatamento das cadeias de commodities através do envolvimento de instituições do setor produtivo.


Duração: O Planaflor teve início em junho de 2021 e terá duração de 5 anos, até dezembro de 2025


Financiamento: Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento – Norad


Metas de redução de desmatamento: a iniciativa tem como meta fomentar a implementação do Código Florestal em, pelo menos, 60% do território nacional e consequentemente, contribuir para a redução do desmatamento.


Desafios enfrentados: O objetivo principal  é que o plano seja adotado pelos próximos governantes, nas esferas nacional e estadual. Assim, os maiores desafios são políticos e de engajamento desses governantes, por isso, foi formado um comitê com atores influentes na política, para que eles atuem com articulação e advocacy.   


Produtos: O Plano, mapas com informações sobre a implementação da Lei e relatórios de monitoramento. Para mais detalhes, acesse o site.

Planaflor | Coleção Web

© 2024 Observatório Florestal. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter